Punção Lombar

Punção Lombar - Visão Geral

Punção lombar é um procedimento realizado na coluna lombar (parte inferior das costas). Ela consiste na introdução de uma agulha para retirar uma pequena quantidade de liquor e enviar para o laboratório para análise. O liquor é um líquido que fica ao redor do cérebro e da medula espinhal e serve como proteção (veja abaixo*).

Através do liquor é possível diagnosticar doenças como meningite, esclerose múltipla, Síndrome de Guillain-Barre e câncer, por exemplo. Pela punção lombar também é possível injetar medicamentos, anestésicos e quimioterápicos. Além disso, é possível medir a pressão do sistema nervoso (pressão intracraniana) e, caso necessário, drenar o excesso de liquor.

A punção lombar é um procedimento relativamente simples, rápido e é realizado sob anestesia local, com o paciente deitado de lado ou assentado.

Punção lombar-min.jpg

punção lombar pode ser feita com o paciente deitado ou assentado

Liquor

O liquor, também chamado de líquido cefalorraquidiano, é um fluido presente no sistema nervoso central. Ele fica em volta do cérebro e da medula espinhal e atua, principalmente, na proteção dessas estruturas, como se fosse um colchão de água ao seu redor.

O liquor tem a aparência de água pura, ou seja, ele é límpido e transparente. Ele contém uma pequena quantidade de proteínas, células e glicose, dentre outros componentes. O liquor pode mudar de cor em algumas doenças. Na meningite, por exemplo, ele fica amarelado pela presença de pus, e é chamado de "liquor purulento".

Através da análise do liquor é possível diagnosticar várias doenças.

Liquor normal.jpg

O liquor é incolor e transparente

liquor amarelado.jpg

Na meningite bacteriana o liquor fica amarelado

Algumas doenças e situações que podem ser identificadas pela análise do liquor

• Meningites e encefalites: infecções por bactérias, fungos e vírus

• Esclerose Múltipla

• Câncer

• Sífilis

• Esclerose múltipla

• Sangramento cerebral

• Hidrocefalia

• Pseudotumor cerebral​

Pressão do liquor e pressão intracraniana

Quando a pessoa está deitada, a pressão do liquor na região lombar é semelhante à pressão intracraniana. A pressão considerada normal é de 7-15 cm H₂O. Geralmente, a pressão do liquor acima de 18 é considerada anormal (obs.: em adultos jovens é considerado normal 18-20 cm H₂O). Os valores são outros em crianças e caso o paciente esteja sentado.

Pressao liquor punçao lombar.jpg
Cefaleia pós-punção lombar

A complicação mais frequente da punção lombar é a dor de cabeça (cefaleia) que pode aparecer nos dias subsequentes ao procedimento. Durante a punção lombar, o médico retira uma pequena quantidade de liquor que será enviada para análise no laboratório (cerca de 5-10 ml). Esse volume, além de pequeno, é rapidamente reposto pelo organismo, pois o liquor é produzido de forma contínua. Entao, essa retirada de liquor não causa problemas e o paciente não apresenta nenhum sintoma. Entretanto, em algumas pessoas, o liquor pode continuar vazando para o tecido muscular e subcutâneo (que fica embaixo da pele), mesmo após retirada a agulha e terminada a punção lombar. Esse volume a mais drenado pode acabar fazendo falta e causar sintomas. E o sintoma mais comum é a dor de cabeça.

A principal característica da cefaleia pós-punção é que ela melhora ou desaparece quando a pessoa deita. Isso porque, como já vimos, o liquor funciona como um “colchão” para o cérebro, amortecendo impactos. Dentro do crânio, o cérebro fica “boiando” em cima do liquor. Quando a pessoa fica sentada ou em pé, a falta de amortecimento causa a dor de cabeça.

O tratamento para a cefaleia pós-punção é o repouso associado a ingestão de líquidos (água, sucos, chás, etc.). Eventualmente, o médico pode prescrever alguns medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos mais persistentes, pode ser necessária a realização de um procedimento chamado “blood patch” que, na tradução livre, seria algo como remendo ou tampão de sangue. O médico retira uma pequena quantidade de sangue do próprio paciente e injeta no local da punção lombar para tamponar e interromper o vazamento do liquor. Mas, felizmente, na grande maioria das vezes, a cefaleia pós-punção lombar é autolimitada e melhora espontaneamente após poucos dias, sem a necessidade de qualquer intervenção.

Punção lombar pela Unimed em Belo Horizonte

O Dr. Alexandre Miranda realiza punção lombar pela Unimed no CPS Santa Efigênia, localizado na Av. Churchill n.º 36. O procedimento pode ser marcado pelo telefone 4020-4020.

A punção lombar também pode ser realizada por outros convênios no Hospital Lifecenter. Telefone 3279-2222.