CISTO ARACNOIDE

Cisto Aracnoide

 

O cisto aracnoide é uma coleção de líquido onde normalmente deveria haver tecido cerebral. É uma anomalia congênita, ou seja, a pessoa já nasce com o cisto. Geralmente não causa nenhum problema ou sintoma e costuma ser uma descoberta acidental em exames de tomografia ou ressonância. 

O cisto aracnoide ocorre devido a um defeito na formação do cérebro ainda nas primeiras semanas de gestação. Existem três membranas que recobrem o cérebro e uma delas é chamada aracnoide. Essa membrana se separa e acumula líquido no seu interior (tecnicamente seria um cisto intra aracnoide). Este líquido não se comunica com o espaço subaracnoide nem com os ventrículos, mas sempre está relacionado a uma cisterna cerebral. A exceção é do cisto aracnoide intra selar pois ele é extradural. Ele ocorre com mais frequência no lobo temporal e antigamente era conhecido como "síndrome da agenesia do lobo temporal", mas também pode ser encontrado na coluna vertebral. Outros locais comuns são a fossa posterior (cerebelo) e a região supra selar.

Definição

O cisto aracnoide é uma coleção de líquido onde normalmente deveria haver tecido cerebral. É uma anomalia congênita, ou seja, a pessoa já nasce com o cisto. Geralmente não causa nenhum problema ou sintoma e costuma ser uma descoberta acidental em exames de tomografia ou ressonância. 

Tomografia computadorizada do crânio mostrando um cisto aracnóide

Incidência

  • mais frequente no sexo masculino numa taxa de 4:1 

  • mais frequente do lado esquerdo

 

Sintomas 

 

A maioria das pessoas que tem um cisto aracnoide não tem nenhum sintoma. Mas às vezes ele pode se manifestar causando dor de cabeça, vômitos ou convulsão. As possíveis complicações são rompimento do cisto ou hemorragia de veias presentes no seu interior. Nessas situações os sintomas costumam ser mais exuberantes e a pessoa geralmente procura o hospital pois percebe que algo está errado.

 

Exames para diagnóstico

 

A tomografia computadorizada ou a ressonância magnética do crânio mostram uma lesão de aparência cística, cujo conteúdo tem a mesma densidade do líquor, sem calcificações nem captação de contraste. Eventualmente pode haver expansão do osso próximo ou compressão do cérebro ou estruturas adjacentes (efeito de massa).

Imagem de tomografia computadorizada onde é possível perceber a dilatação do osso na região do cisto aracnoide

Tratamento

Adultos

Quase todos os autores não recomendam nenhum tipo de tratamento. Quando um cisto aracnoide é descoberto acidentalmente em um adulto, não há necessidade de cirurgia imediata. Recomenda-se apenas repetir a tomografia ou ressonância após cerca de 6 meses para descartar o aumento de tamanho do cisto. Confirmando-se que não ocorreu crescimento do cisto após este período, não haveria necessidade de acompanhar com novos exames subsequentes, que seriam realizados caso algum sintoma preocupante aparecesse. 

Crianças

Recomenda-se, de forma genérica, que os pacientes pediátricos sejam acompanhados até a idade adulta.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter
  • Google+
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Google ícone social Places