Neurinoma ou Schwanoma

Neurinoma ou schwanoma é um tumor benigno que cresce a partir da bainha dos nervos. Ao contrário das lesões malignas, o schwanoma caracteristicamente tem crescimento lento, porém pode causar sintomas ao comprimir nervos ou outras estruturas próximas.

Na maioria das vezes, o schwanoma apresenta-se como tumor único ou solitário, porém, ocasionalmente, os pacientes podem apresentar mais de uma lesão, ou até várias, como na doença genética chamada de neurofibromatose tipo 2.

O schwanoma pode aparecer em qualquer nervo do corpo, como nos braços, pernas e coluna, porém, é mais frequente no oitavo nervo craniano que tem o nome de vestibulococlear, auditivo ou acústico. Esse nervo é o responsável pela audição e cada pessoa tem um par, sendo que o tumor pode aparecer do lado direito, esquerdo, ou em ambos, no caso da neurofibromatose tipo 2.

Os sintomas geralmente estão relacionados à compressão do nervo acometido pelo schwanoma e consequente comprometimento de sua função. Quando o tumor está localizado no VIII nervo craniano, por exemplo,  o paciente evolui com diminuição e até perda da audição daquele lado. Zumbidos no ouvido também são frequentes.

Já quando o tumor localiza-se na coluna, o paciente pode desenvolver sintomas relacionados à compressão da medula espinhal que vão variar de acordo com a localização, podendo ocorrer fraqueza e dormência nos membros, além de dificuldade para controlar a urina.

Eventualmente, o tumor pode ser descoberto acidentalmente, antes de causar qualquer sintoma, quando o paciente realiza algum exame de imagem para avaliar outro problema, como um traumatismo, por exemplo.

perda_auditiva_no_neurinoma_do_acústico.

A manifestação principal do Neurinoma do Acústico é a diminuição da audição do lado acometido

A cirurgia é indicada quando o schwanoma está causando sintomas. O objetivo da cirurgia é remover a compressão do nervo afetado para que ele tenha sua função normalizada. Na maioria das vezes, é possível remover o tumor sem pouco ou nenhum dano ao nervo. Dependendo do tamanho e da localização da lesão, porém, o paciente pode ter a perda parcial ou total da função do nervo envolvido.

O médico pode não indicar a cirurgia quando o paciente não tem nenhum sintoma e o tumor foi descoberto acidentalmente.